A mecânica e a ludificação da Gastronomia

  • By Ricardo Yudi
  • set 19th, 2018
  • Blog

Por Ricardo Yudi

O gamification ou ludificação é, antes de mais nada, um modo de orientar o pensamento organizacional através da aplicação de jogos ou, mais especificamente, da mecânica de jogos em contextos não tradicionais. Para mais informações leia aqui e aqui, são dois estudos aprofundados sobre a temática e trazem consigo a lógica de inteligência artificial para a resolução de problemas.

Ele segue uma lógica de compreensão de regras e livre associação de estratégias para solucionar um determinado problema. O interessante é que a tomada de decisões são aceleradas por um espírito competitivo inerente ao pensamento de jogos, ou seja, há um parâmetro de recompensas e conquistas e outro de dificuldades, desafios e glitches de sistema.

Não é a toa que a ferramenta tenha se popularizado na última década, em virtude de sua ampla gama de utilização, em uma era em que poderíamos gamificar diversos contextos. A Amazon, por exemplo, gamificava seu conteúdo virtual muito antes do termo ser conhecido.

Estratégias simples como o sistema de reviews é um bom exemplo disso:

Fonte: amazon

Notamos que há uma numeração de quantas pessoas acharam a avaliação útil e o autor pode ser, ainda, premiado com uma insígnia de acordo com a sua atividade no site. É um sistema de recompensa baseado em um desafio. Em um jogo qualquer constam as mesmas variáveis, em diferentes níveis de dificuldade e recompensa.

O gamification moderno, no entanto, vai muito além de um simples sistema de tarefa x recompensa. O mercado do entretenimento virtual (ex.: Netflix) utiliza o gamification enquanto ferramenta para o direcionamento de ações de um usuário. E isto é baseado em uma série de algoritmos que ajustam as recomendações de conteúdo baseado naquilo que o usuário assiste.

O que assistir depois? “Por que você assistiu x….” são pequenos desafios que sugerem uma continuidade, que sugerem uma ação por parte do usuário.

O Facebook / Amazon possuem o “Next best action” também: “compartilhar uma memória”, “porque você comprou o livro x você pode gostar de” são pequenos exemplos do poder deuma lógica de jogos associada à experiência de um usuário.

E agora? Ou, e daí? São as perguntas mais queridas do momento. Elas ultrapassam o famoso “What if?” / “E se?” por sugerirem um modo de pensamento mais desafiador e menos passivo, que vai além da mesa projetual.

Mas isto é apenas possível de ser feito a partir do momento em que compreendemos a mecânica envolvida em um determinado contexto. Ainda a título de exemplo trago o icônico Super Mario World:

Fonte: gamasutra.com

Para quem não conhece, o personagem Mario é o herói de um jogo mundialmente famoso desde a década de 80. A missão do jogador é simples: resgatar a princesa. Mario é capaz de desenvolver diferentes tipos de pulos e isto é baseado em uma mecânica de velocidade, tempo de pressionamento de um botão ou uma combinação destes fatores.

A compreensão desta mecânica é crucial para o avanço dos níveis e a cada nova fase as dificuldades aumentam e a destreza é cada vez mais exigida.

Pausa para o questionamento: se substituirmos Mario por um Ovo. Qual seria a sua mecânica dentro do contexto gastronômico?

Fonte: shutterstock

O ovo não pula. Fato. Mas ele é um desafio em si. Quais são as formas disponíveis para utilizar tal ingrediente? Como ele “pula” dentro deste jogo?

Ah é fácil:

Fonte: shutterstock

 

Omelete, frito, pochê, cozido (como se os outros tipos não fossem cozidos [?]).

Tira o pause.

O interessante é que Mario evoluiu, percorreu diversos consoles e plataformas. Hoje ele continua a dar os seus pulos, só que são um tanto quanto avançados:

fonte: andrewpmayer

Há uma mecânica semelhante à original, ele continua a pular e a correr, porém as combinações de movimentos se tornaram mais específicos e avançados.

Saiba que o Ovo evoluiu também e que os seus “movimentos” são incrivelmente mais avançados atualmente. Hoje conhecemos melhor do que nunca a natureza química e as transformações que o ingrediente sofre através da aplicação de novas técnicas e da esplendorosa relação tempo x temperatura.

Isto é um game changer.

Fonte: Modernist Cuisine – Nathan Myhrvold

Hoje sabemos a diferença que 0.5 grau pode fazer na cocção de um ovo. Entendemos que a base da cocção é centrada no controle de tempo, temperatura e mecânicas do artesanal.

Mas vamos somar a esta equação, o nosso questionamento anterior. E daí?

E daí que o ovo continua a evoluir e dar pulos diferentes. A razão de estudar o alimento e a alimentação reside no reconhecimento destas diferentes naturezas e mecânicas. Dito isso veremos que o Ovo é mais do que um ovo. Ele tem um significado e contempla diferentes legados culturais.

Entender o jogo, entender as regras significa, neste caso, enxergar o todo. Enxergar e compreender que além da questão física e química, um ingrediente é, no final das contas, um alimento rico em identidade cultural.

E daí #2? Saber que um alimento carrega identidade cultural nos possibilita dar novos saltos dentro de um contexto. Significa ampliar a nossa capacidade de buscar soluções para problemas e assim sugerir para nós mesmos ou para futuros clientes o “next best action”. Ou seja, sugerir novos passos ao término de uma experiência.

E daí #3? Sugerir continuidade quando conversamos sobre alimentação é um ato incrível porque nunca deixamos de aprender algo. É sempre uma informação nova e isto enriquece o saber gastronômico, aquele saber popular, enriquece o arroz e o feijão.

E daí #4? O hack de um sistema utilizando esta lógica de gamification é desafiador e emocionante. Procure no google por speedruns e verá mais de 800 mil resultados sobre pessoas devotas a fazer algo da maneira mais rápida e eficaz possível. Fazer um speedrun requer o entendimento da mecânica e, acima de tudo, experiência. A experiência é vital para antecipar movimentos em diferentes cenários.

Soa familiar? Pois é, insira este pensamento no seu âmbito profissional: você consegue antecipar movimentos em diferentes cenários? Tem a noção da aplicação avançada de uma mecânica e como este saber se transforma em cultura?

Game solved, passe para a próxima fase.

 

Contato

  • Avenida Borges de Medeiros, 741 - Porto Alegre - RS - Brasil - 90010-241

  • inova@s3foodlab.com

  • +55 (51) 993-059-594

© 2018 S3 : food design lab

犀利士每日錠5mg 犀利士5mg 每粒的劑量是5mg 非常低。犀利士CIALIS台灣官網| 線上購買犀利士、原廠藥品!