10 estratégias para negócios de alimentação #COVID-19

  • By Ricardo Yudi
  • abr 3rd, 2020
  • Blog

Tenho conversado com muita gente desde o início desta crise. Pequenas, médias e grandes empresas. É um momento de apreensão, muito planejamento e, também, de muita ação. Estas 10 estratégias foram elaboradas a partir de necessidades reais apresentadas pelas empresas consultadas. Não se trata de um estudo de tendência ou foresights. São sugestões de estratégias que pequenos, médios e grandes empreendimentos possam considerar frente à crise do COVID-19 no Brasil.

1- Diminua e reajuste o seu cardápio

Ao diminuir a oferta de produtos você não contribui para o sobrecarregamento do sistema de abastecimento e fornecimento de insumos da sua região. Você também diminui os seus custos com estoques inflados e o desperdício é menor. Lembre-se: quanto menor a circulação, menor a chance de contaminação e propagação do vírus. Trabalhe com produtos de baixo custo operacional, seguindo uma regra de teto máximo de custo x preço de venda (ex: teto máximo de 30% , produto vendido a 30 e de custo 9), e busque aquele volume mínimo para fechar as contas básicas do seu negócio. Não esqueça de contabilizar os custos de entrega e outros encargos relacionados ao produto. Existem custos que o empreendimento pode absorver e outros que se torna necessário repassar ao cliente.

2- Se adapte para ofertas de delivery próprio – mesmo que o seu negócio não tenha esse costume

Se o seu negócio não pode ficar ocioso durante a quarentena, crie uma oferta de produtos simples para entrega. Comidas confortáveis para quem as recebe (leia-se a la minutas, lasanhas, salgados, tortas, lanches, bolos, ingredientes minimamente processados, conservas) ou alimentos mais específicos, para dietas restritivas ou ocasiões especiais. Se você não tem um público cativo, comece pelos arredores do seu estabelecimento, vizinhos, representantes de bairros, condomínios. Quatro pontos importantes para aumentar as chances de venda: 1) Uma foto do produto; 2) Um valor justo; 3) Informações sobre as formas de pagamento (transferência bancária está em alta para quem não tem mais limite no cartão ou não quer utilizar cartão de crédito) e 4) Uma entrega ágil ou agendada (ex.: Kit 4 bolos – entrega de 1 bolo por semana a um preço melhor do que a venda unitária).

3- Crie rotas compartilhadas de pedidos e entrega.

Monte com dois ou mais estabelecimentos uma planilha com produtos, preços, formas de pagamento e dias de entrega. Faça a venda direta com clientes via mídias sociais/whatsapp e organize a logística de entrega com uma rota mais econômica como a Cooperativa Pão da Terra, Sattva e Família Hattori estão fazendo. Você economiza com o transporte, corta tarifas de intermediários e aumenta o ticket médio das suas vendas com a combinação das redes de clientes de cada empresa.

 4- Seu estoque é o seu maior aliado neste momento

Evite contrair novas dívidas para suprir uma demanda anterior à crise atual. Aquele estoque não soluciona os problemas que estão surgindo e, provavelmente, não terá validade para o retorno da quarentena. Portanto, utilize tudo ao máximo e produza para congelamento, se as entregas de produtos prontos não tenham um bom volume. Você provavelmente possui ingredientes de diversos valores, alguns mais caros e outros mais baratos. Para adaptar a oferta de seus produtos, evite concentrar ingredientes caros em um único produto. Imagine uma estrela por produto e não toda uma constelação por produto.

5- Converse com os seus fornecedores

Eles também precisam fazer suas mercadorias circularem. Isto quer dizer que há espaço para diálogo e negociação de ambas as partes. Compras maiores e que abram a possibilidade de entregas agendadas são interessantes para ambas as partes. Busque, ainda, diminuir temporariamente os intermediários e demais atravessadores de produtos. Compras e entregas coletivas são uma boa solução para isso. Maior poder de barganha, maiores descontos e diminuição de atravessadores. Esta é uma alternativa emergencial, pois demanda mais tempo e organização por parte dos envolvidos. 

6- O valor da rede

A rede local será um dos seus maiores aliadxs. Fazer a economia circular requer um pensamento que valoriza todas as etapas do consumo. Portanto, fortaleça a sua rede. Traga e mantenha as pequenas empresas para perto do seu negócio e esteja disponível para ajudar também. Mande uma mensagem para os seus clientes mais fiéis e pergunte das reais necessidades que estão passando neste momento. Faça a mesma pergunta para empresas, e fornecedores parceiros. Em muitas ocasiões você pode repassar um serviço, um produto para alguém que precisa e isto fortalece a rede enquanto todo. Não há crise que se enfrente sozinho e é nesse momento em que o senso real de comunidade vem à tona. 

7- O shift dos consumidores

Existem produtos que são difíceis de serem comercializados – mesmo em tempos que não são de crise. No cenário atual, a crise sanitária instiga diversos sentimentos nas pessoas. São sentimentos, em sua maioria, relacionados à ansiedade, ao medo, à incerteza. Neste sentido, alimentos que promovam o conforto espiritual das pessoas ganham força. Qual é o comfort food do seu nicho? Certos alimentos são nosso porto seguro. Confortam a alma e trazem alívio momentâneo para a pessoa. Pense em quem você está atendendo ou pode atender. Muitos se sentem sozinhos enquanto muitos estão sozinhos. Utilize suas mídias sociais de forma transparente e ativa. Deixe o número de contato e diga o que ele pode esperar para os próximos dias. Isto ajudará as pessoas a se programar melhor.

8- Saúde primeiro

Se você optar por manter a produção operante, proteja e monitore a saúde de seus funcionários. Faça rodízios de folgas. Pense a longo prazo e não somente no amanhã. Aceitem que a situação é difícil e será para todos. Para as entregas, prepare os alimentos seguindo as instruções da Anvisa e Organização Mundial da Saúde. Prepare uma embalagem que seja de fácil higienização para a entrega e para a retirada do produto. Comunique estas ações com os seus clientes em posts e vídeos informativos. Uma relação de consumo é (e deve ser) baseada na confiança. Lembre-se, não há fórmula mágica mas pequenas ações podem impactar positivamente.

9- Adicionais

Ofertas interessantes para clientes e para os negócios são os adicionais. Em um Hambúrguer, por exemplo, poderíamos ter adicionais de 1) Hambúrguer extra; 2) fritas (diferentes tamanhos); 3) molhos extras; 4) outros ingredientes (queijos, bacon, geléias, etc). Os adicionais elevam o seu ticket de venda e acabam por custear o produto vendido, aumentando a lucratividade a cada venda.

Os adicionais são viáveis para diversos tipos de produtos e serviços. Pense em um produto básico e questione: como poderia ser incrementado? A partir disso, precifique de acordo e oferte as novas combinações. A ideia é que o ato da compra seja repetido no curto prazo. Por isso, flexibilize o produto base, tenha adicionais e invista na fidelização do seu cliente.

 10- Você precisa ser visto para ser lembrado

Em um mundo em quarentena, as formas que restam para sermos vistos e lembrados devem ser repensadas. Mídias sociais, google maps e sites com avaliações foram criados em um contexto em que era possível sairmos com a liberdade de ir e vir. Portanto, é urgente que você busque outras vitrines como novos apps de entrega e mídias sociais que concentram a nova demanda da quarentena. A iniciativa Compra do Pequeno https://www.instagram.com/compradopequeno/ é um bom exemplo de uma oferta especializada em entregas e uma demanda que é real. Além disso, lembre-se dos pontos mencionados em #2: 1) Uma foto do produto; 2) Um valor justo; 3) Informações sobre as formas de pagamento e 4) Uma entrega ágil ou agendada.

 11- Bônus: Cashback

É sempre bom um bônus, não é? Eram 10 estratégias e aqui vai um bônus: o cashback.

Cashback pode ser praticado sob diversas formas, um bônus de desconto na próxima compra, um desconto na compra atual (2 kits sendo 1 com entrega programada, por exemplo), bônus na compra com uma empresa parceira (cashback + referral). A ideia é fazer com que o cliente permaneça contigo por um tempo maior do que o padrão ou que ele promova um parceiro. Além disso, espera-se que o engajamento e as compras sejam realizadas com um intervalo de tempo menor. O cashback em formato de cupom é superior aos vouchers que algumas empresas estão comercializando porque ao invés de ofertar um cupom de gasto em um futuro remoto, você provê um benefício a curto prazo, no qual o cliente visualiza a vantagem e pode obtê-la com facilidade.

 

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